O INSTITUTO BRASILIANA é uma instituição de educação organizada sob a forma de associação privada de fins não econômicos e sem fins lucrativos.

Fundado em 1º  de julho de 2010, o Instituto Brasiliana nasceu do desejo do historiador Itván Jancsó e do bibibliófilo José Mindlin de dar novo corpo a uma associação que promovesse a cultura e pudesse apoiar o projeto de formação da Biblioteca Mindlin. Alguns parceiros e colaboradores reuniram-se ao longo do primeiro semestre de 2010 e resolveram pela importância de fundarem esta associação e procurarem viabilizar sua existência.

Os objetivos do Instituto Brasiliana, contudo, são mais amplos e vão para além do apoio que concedeu, entre 2010 e 2014, à Biblioteca Mindlin. O Instituto formou-se com o objetivo da promoção da educação e da cultura, especialmente das coleções de Brasilianas, termo que, na definição clássica estabelecida pelo notável bibliófilo Rubens Borba de Moraes, engloba coleções de quadros, livros, objetos, imagens e documentos relativos ao Brasil ao longo dos mais de 500 anos de sua história.

No final de 2015, o Instituto Brasiliana voltou aos poucos seus olhos para a compreensão dos problemas brasileiros, em especial nas grandes cidades, e criou um eixo de ação sobre a garantia de direitos da infância e desenvolvimento urbano.


Confira em nosso blog as notícias sobre cultura brasileira, educação, museologia, desenvolvimento urbano e primeira infância.

Anúncios